Doutrinas do profeta Kacou Philippe

A CONFISSÃO PÚBLICA

(Pregada no domingo 10 de agosto de 2003 em Locodjro, Abidjan-Costa do Marfim)

1 O grande combate desta Mensagem não tem consistido somente em desvelar a serpente, a sedução, mas também coroar a obra da santificação tanto carnal como espiritual. E nós estamos em um importante elemento apostólico: A confissão pública.
2 E essa doutrina sublime é inevitável mesmo para os pecados ligeiros, isto é, involuntários ou por erro. Por exemplo, se alguém vos pede dinheiro e vocês o dão sem questionar e ele joga lotaria, compra cigarros, bebida alcoólica… ou se murmurares ou cantares uma canção pagã por erro… vós sois culpados. Se vocês se unem mesmo por um segundo para orar com uma pessoa dessas igrejas católicas, protestantes, evangélicas ou branhamistas, incluindo todas as assim chamadas igrejas reveladas ou restauradas, ou estas missões e ministérios, sois culpados como aquele que consulta um adivinho ou um curandeiro. Se vocês estiverem em algum lugar sem a Bíblia e se há uma versão de Louis Segond, ou Scofield, ou Thompson, ou King James, olharão para aquilo como uma armadilha de Satanás.
3 Vocês não podem usar palavras ou expressões de rua [Ed: calão ou gíria]. E nem por um morto, nem por uma festa ou casamento, por nada entrarão em nenhuma dessas igrejas, suas vigílias ou células de orações. Se tu pecares ligeiramente em palavras com alguém que tu conheces zombando ou criticando, é um pecado tão grave quanto daquele que frequenta a casa de uma prostituta. Esses são pecados que nós devemos ser confrontados, ao ponto onde nós chegamos, qualquer que se entrega mesmo uma vez à masturbação, à mentira, à fornicação, à política, ao adultério, ou que falha nos dízimos ou a oferta, … é para nós um inimigo formidável e objeto dos nossos problemas, ele é como um leproso no campo de Israel. 
4 Mas saibam que se alguém nos atormenta como Acã ou segue indignamente esta Mensagem, ele está sob as maldições de 1 Coríntios 11:27-30. Se tu estás sentado ali com pecados e que as pessoas se confessam ao redor de você e que isso não lhe diz nada, saiba pelo menos que você será preenchido com demónios e de maldições. Saiba que você está vindo na casa de Deus para ser amaldiçoado em vez de ser abençoado. Atenção que o pecado não é uma segunda natureza para os filhos de Deus e Deus disse a Moisés: «aqueles que me têm tentado dez vezes não entrarão na terra prometida». Sempre que você se sentar lá com os pecados não confessado em seu coração, isso sobe até Deus no Céu. [Ed: A congregação diz: «Amém!»].
5 Da mesma maneira, tu não podes confessar com sorriso nos lábios. A confissão pública não pode ser uma pregação, um testemunho, um ajuste de contas ou uma justificação, mas confissão com arrependimento. Evitem também os detalhes, a não ser que a congregação os requeira. Se tu tens pecado contra alguém e ele continua a falar sobre isso, que isso o tenha deixado marcas, mesmo se é antes do batismo, confessa a ele depois diante da congregação. Vocês veem?
6  Se tu tens pecado, não venha levantar-se aí e dizer: «Oh! Irmãos… entendam-me! A Bíblia diz que a carne é fraca, eu fiz tal coisa…». Isso não é para você dizer aos seus irmãos! Deve ser algo como: «Irmãos, eu pequei contra Deus e contra vocês, eu perdi as forças, eu traí-vos, eu nem sou digno de ser chamado irmão! Tal coisa me aconteceu…».
7 Também, que todos os que têm algo para confessar o façam juntos um após o outro e que haja uma só oração para todos. Depois de todas as confissões, a palavra será dada para a congregação por aquele que dirige a confissão pública, com o fim de que a congregação poça intervir sobre as confissões. Mas um irmão que confessou não é digno de falar sobre a confissão do outro.
8 Mas, há coisas que não devem passar na confissão. Por exemplo, se não conseguiste falar diante de alguém que tenta contradizer a Mensagem, a solução não é vir a confissão pública, mas tu tens de chamar de volta aquela pessoa para dizer-lhe o que você não foi capaz de dizer-lhe antes de vir se confessar. Da mesma maneira, aquele que não pagou o Dízimo só se confessa depois de tê-lo reembolsado.
9 Bem! A confissão auricular quer dizer a confissão de pecados para um sacerdote, ou um pastor é uma instituição humana. Depois do tempo do Senhor Jesus Cristo os apóstolos instituíram a confissão pública pelo poder que o Próprio Senhor Jesus Cristo lhes deu em João 20:23. A confissão pública foi abolida no fim do século III e foi substituída pela confissão auricular, que foi estabelecida pelo santo Benedito, o fundador da ordem de beneditina, mas não com a remissão dos pecados. Em 1215, a confissão auricular foi imposta no Concílio Luterano e tornada obrigatória então, dois anos mais tarde no Concílio de Trento, ela se tornou num dogma absoluto. É em 758 que a confissão auricular foi introduzida no Ocidente pelas ordens religiosas do Oriente no lugar da confissão pública.
10 E depois da confissão auricular, o pregador dizia: «Eu te absorvo o quanto posso e como precisas». Em vez de dizer: «Que Deus perdoe os teus pecados e os meus!».
11 E em cumplicidade com os padres, reis e imperadores tiraram vantagem da confissão auricular para cometer crimes. Rei Luís XI costumava confessar logo que ele tivesse cometido um grande crime e tinha assim, então, o coração aliviado e uma consciência livre. E ele sempre confessou, porém, se fosse numa confissão pública, ele não o faria. E ao mesmo tempo, essa prática protegeu o seu trono. Na Normandia, um jovem homem confessou a um pregador dizendo que ele queria matar o rei Francisco I. O sacerdote informou ao rei e isto resultou o que vocês sabem. Mas se fosse numa confissão pública, o rei não poderia fazer alguma coisa a esse jovem homem. Vocês veem?
12 Confessar pecados a um homem, que seja padre ou pastor não é correto. Isso vem do diabo. [Ed: A congregação diz: «Amem!»].
13 Verifique na história e tu verás que em Israel, na festa de Kippur quer dizer grande perdão, a confissão era pública. Nesse dia, todos os judeus uniam-se e confessavam os seus pecados publicamente durante um quarto de um dia! Não um quarto de uma hora, mas um quarto de um dia, um após o outro… leia Neemias 9:1-3 e vocês verão isso! Vocês veem?
14 Dizer os seus pecados a um padre ou um pastor, isso não é confissão, mas confidência. Você confidenciou a um padre ou pastor para aliviar a sua consciência, mas não fale em confissão. A confissão auricular ou privada é uma hereditariedade católica.
15 Aqui está o que diz o dicionário Littré, Volume 2, página 633: «Confissão auricular ou privada: confissão que é feita aos ouvidos do padre, para oposição da confissão pública, o qual era costume na Igreja Primitiva». Agora, aí está o que Larousse do século XX diz, volume 2, pagina 404: «A confissão auricular ou privada: aquela que é feita em secreto a um padre ou a um pastor, confissão pública: aquela que uma vez foi feita diante da Igreja». Vocês veem? Desde os apóstolos até ao século IV, foi a confissão pública. Logo que a igreja católica romana pôs fim a isso e havia instituído a confissão auricular. Deus não pode ouvi-los a não ser que a vossa confissão seja pública, porque este é um mandamento. Não confundem confidenciar e confessar.
16 Nos Evangelhos, em João 8, uma adúltera tinha que ser apedrejada, mas ela alcançou o cruzamento entre a lei e a graça e aí, a graça prevaleceu. Vocês veem? Toda gente queria apedrejá-la de acordo com o que aconteceu sob a lei desde Moisés. Foi Moisés quem ordenou isso porque qualquer pecado é contra o povo. E por que os judeus queriam apedrejá-la se ela não tinha pecado contra eles? Vocês veem? Todo povo apedrejou Acã em Josué 7. O pecado de Acã prejudicou-lhes, porque foi também seu pecado. Foi-lhes imputado o pecado de Acã. E é a mesma coisa hoje. Desde o momento que acreditas na Mensagem e que já tens recebido o batismo, formas parte do corpo de Cristo. Todos nós formamos o corpo de Cristo e o pecado de um membro é o pecado de todo corpo. Pois se um membro esconde seus pecados e se senta aqui, é um inimigo como Acã. Vocês veem?
17 Moisés deu aos judeus o poder para apedrejarem, mas o Senhor Jesus Cristo deu-nos o poder para perdoar. Mas podemos perdoar se você confessar diante da congregação, diante de todo mundo. Se tiveres medo ou vergonha da congregação, então não peque.  [Ed: A congregação diz: «Amem!»].
18 Nós acreditamos que depois do batismo, nós somos o mesmo corpo e que o pecado de um membro é o pecado de todo corpo. E Mateus 18:18 diz: «Em verdade vos digo: tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo que desligardes na terra será desligado no céu». E em João 20:23, quando o Senhor Jesus Cristo disse: « àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos». É para os humanos que Ele se dirigia. E estes humanos, somos nós, a Igreja viva. [Ed: A congregação diz: «Amem!»].
19 Em Mateus 16:19, o Senhor Jesus Cristo deu este poder de perdoar a Pedro. Mas assim que a igreja se formou, este poder se deslocou e vai com a Igreja. Assim, Mateus 16:19 fala do que tem as chaves do Reino na terra. Aquele que tem as chaves do Reino; Uma pessoa cujas orações são mais recebidas diante de Deus, mais poderosas que as orações de toda terra junto.  Em tempos de angústia, em 2 Reis 19, o rei Ezequias mandou Eleaquim ao sacerdote, e Sebna, o escriba, e os anciãos dos sacerdotes para Isaías, o profeta afim de que ele pudesse erguer uma oração para Israel. Eles devem ter dito: «Oh rei, nós informamos que todos os sacerdotes de Israel têm decidido um jejum de Josafá para todo o país e um jejum de Ester está à vista com o acordo de todas as igrejas e os seus presidentes e até oitocentos profetas viram sucesso em antecipação». Mas o rei disse: eu prefiro Isaías. Vão a Isaías, o profeta que está sozinho contra todos os homens de Deus! [Ed: A congregação diz: «Amem!»]. Prefiro Isaías, o que todo mundo lhe combate. Na história, compreendi que o que todo mundo combate, é o que tem as Palavras de Vida Eterna. Amem! Os bons reis de Israel têm sempre atuando assim.
20 Agora vamos voltar ao nosso texto!  A confissão pública é um pesadelo para os obreiros de pecados nas congregações. É por isso que eles não a querem! Eles ficam tristes quando falamos da confissão pública. E um membro da Igreja das assembleias de deuses me disse: «A Mensagem é verdadeira e eu quero vir, mas se vocês se livrarem da confissão pública vocês fariam muito mais convertidos!» Outros dizem: «Se me confesso publicamente, alguns fieis irão falar da minha confissão fora!» Mas, se for assim, não peca! Você vê? Uma suposta confissão dirigida diretamente a Deus é o diabo. Você vê? Mas toda confissão deve ser pública diante da congregação. É o mandamento de Deus hoje. É a mensagem e a revelação de Jesus Cristo hoje. [Ed: A congregação diz: «Amem!»].
21 E falando da confissão pública, o que diz Job? Vamos ler, Job 31:33-34: «Se eu cobri as minhas transgressões como Adão, por esconder a minha iniquidade no meu coração, porque eu temi a grande multidão, e o desprezo das famílias me aterrorizava, afim de que eu me mantivera em silêncio, …». Agora vou ler o versículo 40, oiça bem «... deixa os espinhos crescerem em vez do trigo, e o joio em vez da cevada!» Vocês veem? Job diz que se, por causa da multidão de pessoas, se por causa do desprezo das pessoas, ele escondeu a sua iniquidade em seu coração, se ele empreender uma atividade, que isso falha! Se você teve a força para pecar e tu estás envergonhado ou com medo de confessá-lo publicamente como Job, então a maldição estará sobre ti e o que tu colocardes na sua mão! [Ed: A congregação diz: «Amem!»].
22 E quanto às reações depois da confissão pública, não estamos em uma sala de aula e não queremos analisadores brilhantes de confissões públicas, as pessoas que são como obrigadas a pronunciar-se sobre cada confissão, nós não as queremos. Toda intervenção deve ser suave, a fim de trazer de volta o pecador. Mas se isto se parece a uma agressão, então esta intervenção é diabólica.
23 E acerca do perdão, a congregação é livre de perdoar ou de não perdoar em virtude do poder que Deus Ele mesmo concedeu à Igreja em Mateus 18:18 e João 20:22. Ninguém deve dizer: "Todos nós somos pecadores; então devemos perdoar obrigatoriamente". Sobre a lei, foi a humanos como nós a quem Deus havia dado o poder de apedrejar. E não temos o direito de torcer a Palavra em relação a nós mesmos!
24 E se um irmão que não tem nenhuma consideração por nós e pela Mensagem vai cometer um pecado de sexo, eu requeiro que três meses depois da confissão, ele venha com a moça antes de nós orarmos e isso é certo. Dizes «Que tal se ela não vier?»]. Ela virá! Por que ela não viria? A maneira, como esse irmão foi sábio em mandá-la para o hotel, ele será sábio para trazê-la aqui. E se ela concordou em ir para o hotel para ser despida, não é num templo que ela vai recusar em vir para ser purificada! Ele é obrigado a trazê-la aqui para ela nos dizer que ela não está concebida e que não há nenhum problema antes de nós orarmos por este irmão. Mas se se trata de uma irmã, você não pode trazer o pagão. Mas ela virá depois do tempo de sanção e oraremos para ela se durante este tempo de sanção, ela permaneceu limpa. Mas pelo menos o irmão ou a irmã vai dar razões para o seu ato, já que o pecado de sexo não pode surpreender.
25 Mas se se trata de um caso de adultério com um homem ou mulher casada, o irmão ou a irmã irá primeiro confessar ao outro casal e o pedirá perdão antes de vir confessar diante da congregação. Mas, se o irmão ou a irmã é casado, ele confessará primeiro ao seu cônjuge e depois ele será acompanhado por uma testemunha com o seu cônjuge para o outro casal.  E é depois desses passos que ele confessará diante da congregação. E eu digo que é um mandamento do Senhor, uma revelação de Jesus Cristo para esta geração. [Ed: A congregação diz: «Amem!»].
26 Não é porque nós somos fortes que seguimos esta Mensagem, mas com a ajuda e a graça de Deus, como Josué e Calebe nós dizemos pela fé que nós podemos! Louvemo-Lo simplesmente! Cantemos e louvemos o Seu Nome! Amém!

27 Deus reside em santidade e os anjos clamam noite e dia: "Santo, santo, santo é o Senhor". Se você ama a santidade e a santificação, você não teria rejeitado a confissão pública. Se você é um filho de Deus, por causa da confissão pública, você dirá: "Oh, Deus! Se eu tivesse encontrado esta Mensagem desde a minha infância, eu não teria uma má vida, há alguns pecados que eu nunca poderia cometer. "Para um filho de Deus, a confissão pública é um dom de Deus e os escolhidos dizem Amém a isto.

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