Doutrinas do profeta Kacou Philippe
A CONFISSÃO PÚBLICA
(Pregada
no domingo 10 de agosto de 2003 em Locodjro,
Abidjan-Costa do Marfim)
1 O grande combate desta Mensagem não tem consistido somente em desvelar a serpente,
a sedução, mas também coroar a obra da santificação tanto carnal como
espiritual. E nós estamos em um importante
elemento apostólico: A confissão pública.
2 E essa doutrina
sublime é inevitável mesmo para os pecados ligeiros, isto é, involuntários ou
por erro. Por exemplo, se alguém vos pede dinheiro e vocês o dão sem questionar
e ele joga lotaria, compra cigarros, bebida alcoólica… ou se murmurares ou
cantares uma canção pagã por erro… vós sois culpados. Se vocês se unem mesmo
por um segundo para orar com uma pessoa dessas igrejas católicas, protestantes,
evangélicas ou branhamistas, incluindo todas as assim chamadas igrejas
reveladas ou restauradas, ou estas missões e
ministérios, sois culpados como aquele que
consulta um adivinho ou um curandeiro. Se vocês estiverem em algum lugar sem a
Bíblia e se há uma versão de Louis Segond, ou Scofield, ou
Thompson, ou King James, olharão para aquilo como uma armadilha de Satanás.
3 Vocês não podem
usar palavras ou expressões de rua [Ed: calão ou gíria]. E nem por um morto,
nem por uma festa ou casamento, por nada entrarão em nenhuma dessas igrejas,
suas vigílias ou células de orações. Se tu pecares ligeiramente em palavras com
alguém que tu conheces zombando ou criticando, é um pecado tão grave quanto
daquele que frequenta a casa de uma prostituta. Esses são pecados que nós
devemos ser confrontados, ao ponto onde nós chegamos,
qualquer que se entrega mesmo uma vez à masturbação, à mentira, à fornicação, à
política, ao adultério, ou que falha nos dízimos ou a
oferta, … é para nós um inimigo formidável e objeto dos nossos problemas, ele é
como um leproso no campo de Israel.
4 Mas saibam que se
alguém nos atormenta como Acã ou segue indignamente esta Mensagem, ele está sob
as maldições de 1 Coríntios 11:27-30. Se tu estás
sentado ali com pecados e que as pessoas se confessam ao redor de você e que
isso não lhe diz nada, saiba pelo menos que você será preenchido com demónios e
de maldições. Saiba que você está vindo na casa
de Deus para ser amaldiçoado em vez de ser abençoado. Atenção que o pecado não é uma segunda natureza para os filhos de Deus e
Deus disse a Moisés: «aqueles que me têm
tentado dez vezes não entrarão na terra prometida». Sempre que você se sentar lá com os pecados não confessado em seu coração, isso sobe até Deus no
Céu. [Ed: A congregação diz: «Amém!»].
5 Da mesma maneira,
tu não podes confessar com sorriso nos lábios. A confissão pública não pode ser
uma pregação, um testemunho, um ajuste de contas ou uma justificação, mas
confissão com arrependimento. Evitem também os detalhes, a não ser que a congregação os requeira. Se tu tens pecado contra alguém e ele continua a falar sobre
isso, que isso o tenha deixado marcas, mesmo se é antes do batismo, confessa a
ele depois diante da
congregação. Vocês veem?
6
Se tu tens pecado, não venha levantar-se aí e dizer: «Oh!
Irmãos… entendam-me! A Bíblia diz que a carne é
fraca, eu fiz tal coisa…». Isso
não é para você dizer aos seus irmãos! Deve ser algo como: «Irmãos, eu pequei contra Deus e contra vocês, eu perdi as forças,
eu traí-vos, eu nem sou digno de ser chamado irmão! Tal coisa me aconteceu…».
7 Também, que todos
os que têm algo para confessar o façam juntos um após o outro e que haja uma só
oração para todos. Depois de todas as confissões, a palavra será dada para a congregação por aquele que
dirige a confissão pública, com o fim de que a congregação poça intervir sobre as
confissões. Mas um irmão que confessou não é digno de falar
sobre a confissão do outro.
8 Mas, há coisas
que não devem passar na confissão. Por exemplo, se não conseguiste falar diante
de alguém que tenta contradizer a Mensagem, a solução não é vir a confissão
pública, mas tu tens de chamar de volta aquela pessoa para dizer-lhe o que você
não foi capaz de dizer-lhe antes de vir se confessar. Da mesma maneira, aquele
que não pagou o Dízimo só se confessa depois de tê-lo reembolsado.
9 Bem! A confissão
auricular quer dizer a confissão de pecados para um sacerdote, ou um pastor é
uma instituição humana. Depois do tempo do Senhor Jesus Cristo os apóstolos
instituíram a confissão pública pelo poder que o Próprio Senhor Jesus Cristo
lhes deu em João 20:23. A confissão pública foi abolida no fim do século III e
foi substituída pela confissão auricular, que foi estabelecida pelo santo
Benedito, o fundador da ordem de beneditina, mas não com a remissão dos
pecados. Em 1215, a confissão auricular foi imposta no Concílio Luterano e
tornada obrigatória então, dois anos mais tarde no Concílio de Trento, ela se
tornou num dogma absoluto. É em 758 que a confissão auricular foi introduzida
no Ocidente pelas ordens religiosas do Oriente no lugar da confissão pública.
10 E depois da confissão auricular, o pregador dizia: «Eu te absorvo o
quanto posso e como precisas». Em vez de dizer: «Que Deus perdoe os teus
pecados e os meus!».
11 E em cumplicidade com os padres, reis e imperadores tiraram vantagem da
confissão auricular para cometer crimes. Rei Luís XI costumava confessar logo
que ele tivesse cometido um grande crime e tinha assim, então, o coração
aliviado e uma consciência livre. E ele sempre confessou, porém, se fosse numa
confissão pública, ele não o faria. E ao mesmo tempo, essa prática protegeu o
seu trono. Na Normandia, um jovem homem confessou a um pregador dizendo que ele
queria matar o rei Francisco I. O sacerdote informou ao rei e isto resultou o
que vocês sabem. Mas se fosse numa confissão pública, o rei não poderia fazer
alguma coisa a esse jovem homem. Vocês veem?
12 Confessar pecados a um homem, que seja padre ou pastor não é correto. Isso
vem do diabo.
[Ed: A congregação diz: «Amem!»].
13 Verifique na história e tu verás que em Israel, na festa de Kippur quer
dizer grande perdão, a confissão era pública. Nesse dia, todos os judeus uniam-se e
confessavam os seus pecados publicamente durante um quarto de um dia! Não um
quarto de uma hora, mas um quarto de um dia, um após o outro… leia Neemias
9:1-3 e vocês verão isso! Vocês veem?
14 Dizer os seus pecados a um padre ou um pastor, isso não é confissão, mas
confidência. Você confidenciou a um padre ou pastor para aliviar a sua
consciência, mas não fale em confissão. A confissão auricular ou privada é uma
hereditariedade católica.
15 Aqui está o que diz o dicionário Littré, Volume 2, página 633: «Confissão auricular ou privada: confissão
que é feita aos ouvidos do padre, para oposição da confissão pública, o qual
era costume na Igreja Primitiva».
Agora, aí está o que Larousse do século XX diz, volume 2, pagina 404: «A confissão auricular ou privada: aquela que
é feita em secreto a um padre ou a um pastor,
confissão pública: aquela que uma vez foi feita diante da Igreja».
Vocês veem? Desde os apóstolos até ao século IV, foi a confissão pública. Logo
que a igreja católica romana pôs fim a isso e havia instituído a confissão
auricular. Deus não pode ouvi-los a não ser que a vossa confissão seja pública,
porque este é um mandamento. Não confundem confidenciar e confessar.
16 Nos Evangelhos, em João 8, uma adúltera tinha que ser apedrejada, mas ela
alcançou o cruzamento entre a lei e a graça e aí, a graça prevaleceu. Vocês
veem? Toda gente queria apedrejá-la de acordo com o que aconteceu sob a lei desde
Moisés. Foi Moisés quem ordenou isso porque qualquer pecado é contra o povo. E
por que os judeus queriam apedrejá-la se ela não tinha pecado contra eles?
Vocês veem? Todo povo apedrejou Acã em Josué 7. O pecado de Acã
prejudicou-lhes, porque foi também seu pecado. Foi-lhes imputado o pecado de
Acã. E é a mesma coisa hoje. Desde o momento que acreditas na Mensagem e que já
tens recebido o batismo, formas parte do corpo de Cristo. Todos nós formamos o
corpo de Cristo e o pecado de um membro é o pecado de todo corpo. Pois se um
membro esconde seus pecados e se senta aqui, é um inimigo como Acã. Vocês veem?
17 Moisés deu aos judeus o poder para apedrejarem, mas o Senhor Jesus Cristo
deu-nos o poder para perdoar. Mas podemos perdoar se você confessar diante da congregação, diante de todo mundo. Se tiveres medo ou vergonha da congregação, então
não peque. [Ed: A
congregação diz: «Amem!»].
18 Nós acreditamos que depois do batismo, nós somos o mesmo corpo e que o
pecado de um membro é o pecado de todo corpo. E Mateus 18:18 diz: «Em
verdade vos digo: tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo que
desligardes na terra será desligado no céu». E em João 20:23, quando o
Senhor Jesus Cristo disse: « àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes
perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos». É para os humanos que Ele se
dirigia. E estes humanos, somos nós, a Igreja viva. [Ed: A congregação diz: «Amem!»].
19 Em Mateus 16:19, o Senhor Jesus
Cristo deu este poder de perdoar a Pedro. Mas assim que a igreja se formou,
este poder se deslocou e vai com a Igreja. Assim, Mateus 16:19 fala do que tem
as chaves do Reino na terra. Aquele que tem as chaves do Reino; Uma pessoa
cujas orações são mais recebidas diante de Deus, mais poderosas que as orações
de toda terra junto. Em tempos de
angústia, em 2 Reis 19, o rei Ezequias mandou
Eleaquim ao sacerdote, e Sebna, o escriba, e os anciãos dos sacerdotes para
Isaías, o profeta afim de que ele pudesse erguer uma oração para Israel. Eles
devem ter dito: «Oh rei, nós informamos que todos os sacerdotes de Israel
têm decidido um jejum de Josafá para todo o país e um jejum de Ester está à
vista com o acordo de todas as igrejas e os seus presidentes e até oitocentos
profetas viram sucesso em antecipação». Mas o rei disse: eu prefiro Isaías.
Vão a Isaías, o profeta que está sozinho contra todos os homens de Deus! [Ed: A
congregação diz: «Amem!»]. Prefiro Isaías, o que todo mundo lhe combate. Na
história, compreendi que o que todo mundo combate, é o que tem as Palavras de
Vida Eterna. Amem! Os bons reis de Israel têm sempre atuando assim.
20 Agora vamos voltar ao
nosso texto! A confissão
pública é um pesadelo para os obreiros de pecados nas congregações. É por isso que eles não a querem! Eles ficam tristes
quando falamos da confissão pública. E um membro da Igreja das assembleias de
deuses me disse: «A Mensagem é verdadeira e eu quero vir, mas se vocês se
livrarem da confissão pública vocês fariam muito mais convertidos!» Outros
dizem: «Se me confesso publicamente, alguns
fieis irão falar da minha confissão fora!»
Mas, se for assim, não peca! Você vê? Uma suposta confissão dirigida diretamente a Deus é
o diabo. Você vê? Mas toda confissão deve ser pública diante da congregação. É
o mandamento de Deus hoje. É a mensagem e a revelação de Jesus Cristo hoje. [Ed: A congregação diz: «Amem!»].
21 E falando da confissão pública, o que diz Job? Vamos ler, Job 31:33-34: «Se
eu cobri as minhas transgressões como Adão, por esconder a minha iniquidade no
meu coração, porque eu temi a grande multidão, e o desprezo das famílias me
aterrorizava, afim de que eu me mantivera em silêncio, …». Agora vou ler o
versículo 40, oiça
bem «... deixa os espinhos crescerem em vez do trigo,
e o joio em vez da cevada!» Vocês veem? Job diz que se, por causa da
multidão de pessoas, se por causa do desprezo das pessoas, ele escondeu a sua
iniquidade em seu coração, se ele empreender uma atividade, que isso falha! Se
você teve a força para pecar e tu estás envergonhado ou com medo de confessá-lo
publicamente como Job, então a maldição estará sobre ti e o que tu colocardes
na sua mão! [Ed: A congregação diz:
«Amem!»].
22 E quanto
às reações depois da confissão pública, não estamos em uma sala de aula e não
queremos analisadores brilhantes de confissões públicas, as pessoas que são
como obrigadas a pronunciar-se sobre cada confissão, nós não as queremos. Toda
intervenção deve ser suave, a fim de trazer de volta o pecador. Mas se isto se
parece a uma agressão, então esta intervenção é diabólica.
23 E acerca do perdão,
a congregação é livre de perdoar ou de não perdoar em virtude do poder que Deus
Ele mesmo concedeu à Igreja em Mateus 18:18 e João 20:22. Ninguém deve dizer: "Todos nós somos pecadores; então
devemos perdoar obrigatoriamente". Sobre a lei, foi a humanos como nós
a quem Deus havia dado o poder de apedrejar. E não temos o direito de torcer a
Palavra em relação a nós mesmos!
24 E se um irmão que não tem nenhuma consideração por nós e pela Mensagem vai
cometer um pecado de sexo, eu requeiro que três meses depois da confissão, ele
venha com a moça antes de nós orarmos e isso é certo. Dizes «Que tal se ela
não vier?»]. Ela virá! Por que ela não viria? A maneira, como esse irmão
foi sábio em mandá-la para o hotel, ele será sábio para trazê-la aqui. E se ela
concordou em ir para o hotel para ser despida, não é num templo que ela vai
recusar em vir para ser purificada! Ele é obrigado a trazê-la aqui para ela nos
dizer que ela não está concebida e que não há nenhum problema antes de nós
orarmos por este irmão. Mas
se se trata de uma irmã, você não pode trazer o pagão. Mas ela virá depois do
tempo de sanção e oraremos para ela se durante este tempo de sanção, ela
permaneceu limpa. Mas pelo menos o irmão ou a irmã vai dar razões para o seu
ato, já que o pecado de sexo não pode surpreender.
25 Mas se se trata de um caso de adultério com um homem ou mulher casada, o
irmão ou a irmã irá primeiro confessar ao outro casal e o pedirá perdão antes de vir
confessar diante da congregação. Mas, se o irmão ou a irmã é casado,
ele confessará primeiro ao seu cônjuge e depois ele será acompanhado por uma
testemunha com o seu cônjuge para o outro casal. E é depois desses passos que ele confessará
diante da congregação. E eu
digo que é um mandamento do Senhor, uma revelação de Jesus Cristo para esta
geração. [Ed: A congregação diz: «Amem!»].
26 Não é porque nós somos fortes que seguimos esta Mensagem, mas com a ajuda e
a graça de Deus, como Josué e Calebe nós dizemos pela fé que nós podemos! Louvemo-Lo simplesmente!
Cantemos e louvemos o Seu Nome! Amém!
27
Deus reside em santidade e os anjos clamam noite e dia: "Santo, santo,
santo é o Senhor". Se você ama a santidade e a santificação,
você não teria rejeitado a confissão pública. Se
você é um filho de Deus, por causa da confissão pública, você dirá: "Oh,
Deus! Se eu tivesse encontrado esta Mensagem desde a minha infância, eu não
teria uma má vida, há alguns pecados que eu nunca poderia cometer. "Para
um filho de Deus, a confissão pública é um dom
de Deus e os escolhidos dizem Amém a isto.
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